Técnicas básicas.
Fotografia significa fazer escolhas conscientes; não há um modo único de se tirar uma fotografia. Podemos dizer que quase toda a fotografia, tal como é vista pela primeira vez, seja uma paisagem, um grupo de pessoas, uma natureza-morta ou um monumento histórico, pode ser aprimorada pela procura de uma posição diferente da câmera, uma combinação mais adequada de abertura do diafragma e velocidade do obturador ou por uma escolha diferente de objetiva. Por esse motivo é que devemos saber usar adequadamente os componentes da câmera.
As câmeras das mais sofisticadas às mais básicas, possuem quatro componentes comuns: Uma objetiva, uma abertura, um obturador e um visor.
Exposição correta.
Três fatores determinam a exposição: a sensibilidade à luz, indicada pelo n°ISO; O tamanho da abertura do diafragma (calibrada em números f ); e o tempo do obturador (calibrado em fração de segundo).
Abertura:
Obturador:
A velocidade do obturador, é controlada por uma marcador que assinala as frações de segundo. Uma sequencia típica é: 8,15,30,60,125,250,500,1000.
Esses números significam a fração de tempo em que o obturador permanecerá aberto permitindo que a luz entre na câmera.
ISO:
O numero ISO (sigla de international Standards Organization) indica a sensibilidade à luz do sensor da câmera. É representado por números, (100, 200, 400, 800...)
Quanto menor o numero do ISO, menor é a sua sensibilidade à luz, indicado para dias ensolarados com muita claridade.
Trabalhar esses três componentes, é o caminho certo para o controle da luz e um bom resultado em sua fotografia.
Referencia: Guia completo de fotografia/ John Hedgecoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário