Os planos determinam aquilo que se quer mostrar de relevante na fotografia, levando em conta a organização dos elementos em cena.
Plano de Detalhe
O Plano de detalhe resgata as emoções, texturas, formas e idéias. Tornando as formas ainda mais expressivas, pois captura apenas um detalhe da cena.
Plano Geral
Esse tipo de enquadramento ocupa uma menor parte do quadro divindo espaço com o sujeito. Existe uma integração entre espaço e sujeito e por isso tem grande valor descritivo, pois situa a ação do sujeito sob o ambiente em que ela ocorre.
Primeiro Plano
É o enquadramento do sujeito destacando seu semblante. Preocupa-se com a emoção da fisionomia.
Plano Médio
O indivíduo aparce da cintura para cima. Esse plano é muito utilizado em jornalismo televisivo.
Grande Plano Geral
É o enquadramento em que o ambiente é o elemento primordial e o elemento humano é apenas um elemento na paisagem. Reforça a importância da localização geográfica do sujeito, aludindo ao envolvimento ou domínio do sujeito pelo ambiente.
Plano Americano
Um posicionamento de câmera muito utilizado no cinema e video.
Enquadra o personagem dos joelhos para cima.
Facilita a visualização da movimentação e reconhecimento das personagens.
O plano americano é assim chamado porque foram exatamente os norte-americanos que propagaram o estilo em seus filmes de faroeste, onde mostrava o personagem a partir de um pouco acima do joelho para frisar a arma na cintura e também a expressão facial, do personagem.
Referencias: