segunda-feira, 30 de abril de 2012

Obturador - Qual o tempo de vida útil?

Todo fotógrafo deve considerar o tempo de vida útil do obturador de sua câmera. O manuseio incorreto de qualquer equipamento acarreta na diminuição de seu tempo de vida útil. Entretanto, para o obturador o prazo de validade está relacionado a quantidade de registros fotográficos.

O obturador geralmente é a primeira peça a dar problema. E não há aviso prévio. Portanto, considerar o tempo em que o equipamento já vem sendo utilizado é importante para o fotógrafo que não quer correr riscos de ficar na mão.

Deve-se consultar o manual do equipamento para conferir a quantidade de disparos estimada para o mesmo. Vários fatores influenciam no desgaste do obturador. Porém, não há estudos direcionados para saber qual tipo de configuração resulta em maior dano à peça.

A durabilidade varia conforme a qualidade do material e à robustez do equipamento e de seu sistema.

A estimativa média de vida para obturadores de câmeras profissionais é de cento e cinquenta mil disparos. Há fotógrafos que testemunham equipamentos com obturadores que duraram mais de trezentos mil registros.

Deste modo, para não correr o risco de ter o trabalho interrompido devido a falha do obturador, é aconselhável sempre portar uma outra câmera, podendo até mesmo ser uma de qualidade inferior. Preferencialmente se o obturador já estiver além do limite estimado pelo fabricante.

"O obturador pode se quebrar por outras razões: uma queda da câmera (mas é um caso raro); uso do flash inapropriado ou durante uma limpeza desajeitada do sensor, quando a cortina se fecha acidentalmente, chocando-se contra um pincel, um cotonete ou uma bombinha de ar. Neste caso, a cortina danificada fica entre aberta, o que produz as imagens muito claras.

A substituição completa do obturador não deixa seqüelas, pois a câmera volta às suas condições normais de funcionamento. Como um motor de um carro que aceita diversas retíficas, todas as reflex digitais aceitam diversas trocas do obturador - até três para as Canon - quando então chega ao fim a vida útil do equipamento. Portanto, não adiantaria mais trocar o obturador , pois o restante dos componentes da câmera já estariam bastante desgastados."

(escolafocus.net)