Conhecido pelos trabalhos que fez para revistas de moda, sua obra vai muito além:
Mudou a cara da fotografia moderna.
Com um trabalho inovador e criativo para sua época, Richard Avedon, foi um dos maiores nomes da fotografia americana.
Nasceu em Nova Iorque, 15 de Maio de 1923 e faleceu aos 81 anos na San Antonio em 2004. Quando Richard Avedon faleceu o New York Times publicou que a sua obra ajudou a definir o estilo americano da segunda metade do século XX.
Estudou filosofia, na universidade de Columbia, em 1941 tornou-se Co-editor da revista The Magpie. entre 1942 e 1944 serviu ao exército e em 1945 passou a ser fotógrafo da Harper's Bazaar, e até ao fim da década fotografou também para a Theatre Arts e para a revista Vogue.
Em 1957 trabalhou na fotografia e foi consultor visual do filme "Funny Face" de Stanley Donen, nomeado para 4 Oscar’s da Academia de Hollwood, e com Audrey Hepburn e Fred Astaire nos principais. Esta colaboração não foi casual, pois o filme é baseado na carreira de Avedon e a personagem de Fred Astaire e inspirada diretamente no fotógrafo nova-iorquino.
Sua obra incluía dois outros segmentos que apareceram nos seis grandes livros que publicou, e em exposições nos mais importantes museus americanos. Eram os retratos de celebridades e anônimos, e as grandes reportagens sobre temas tão diversos quanto a queda do Muro de Berlim e um asilo de loucos.
Frase dita por Richard Avedon: "Quando estou fazendo um retrato, acho até ofensivo usar uma iluminação sofisticada e abusar dos retoques. Acho que a própria pessoa pode expressar sua beleza. Se alguém está com a barba por fazer ou tem pequenas pintas no rosto, não quero esconder isso nem tentar fazê-lo ficar mais atraente".