quinta-feira, 10 de maio de 2012

O lado engraçado da profissão.



        A profissão de fotógrafo tem um certo glamour, as pessoas admiram ver aquelas câmeras, com objetivas gigantescas. Não imaginam os apuros que o profissional passa.
        Muitas vezes, o fotógrafo tem que submeter-se à situações engraçadas e desconfortantes para adquirir um bom ângulo e uma boa composição da imagem.


















E ainda para aqueles que tem clientes impacientes, ai vai a dica!



        Se você é fotógrafo, já deve ter ouvido algumas destas ilustres frases, e se você não é, esperamos que nunca tenha dito nenhuma destas frases, pois saiba que os fotógrafos podem até sorrir, mas por dentro eles querem mesmo é te matar.

 1- É só uma foto. Na frase: “Você só precisa tirar umas fotos, é pouca coisa” o que podemos entender? Que o preço que devemos cobrar tem que ser baixo, afinal, é pouca coisa. Seguinte meu (inha) amigo (a), independente do que o fotógrafo irá fotografar, a “pouca coisa” raramente é “pouca coisa”, então deixemos está frase de lado e vamos ao que interessa, não cabe ao cliente dizer se é muito ou pouco o que temos que fotografar, e sim, ao fotógrafo analisar e ver o que é preciso para se obter o melhor trabalho, o que pra mim é pouco pode ser muito para outro, e vice-versa certo? Então nada de dizer aos fotógrafos o quanto será fácil o trabalho, afinal, se fosse fácil, você mesmo faria.

2- Como pode ser tão caro, se você só precisa entregar o cd?
Não discuto aqui a estratégia que cada fotógrafo adota sobre entregar ou não um CD com as fotos em alta do seu trabalho. A questão é: O meu trabalho não está no CD, e sim na captura, na técnica, no conhecimento, nos estudos e workshops que são feitos para obter o conhecimento e o verdadeiro status de fotógrafo, falo status no sentido de “ser” e não do “ter”.

3-Também, com uma máquina desta, até eu tiro fotos boas
Essa frase é simplesmente clássica! Quem nunca ouviu um tiozão dizendo esta celebre frase? Como se o equipamento fosse o único responsável pela obra prima que você criou. Muitos amigos fotógrafos falam que equipamento não é tudo, e realmente acredito que não seja TUDO, mas é uma boa parte, se fosse assim, porque comprar Mark II e D700? A questão é: não adianta ter uma Ferrari e não saber usá-la, certo? Mas voltando a frase do tiozão, o que fazer com relação a esta situação além de rir? Já ouvi casos de amigos que deram a câmera para o tiozão fazer uma foto e levaram na esportiva, em outros casos, o fotógrafo perguntou ao tiozão, porque então, ele não era fotógrafo se era tão fácil? Uma coisa é certa, o equipamento NUNCA fez o fotógrafo e nem NUNCA fará, mas a pecinha que está atrás do botão é quem manda.

4-Ai! Não gostei, estou feio (a) tira outra
Meus amigos, quem faz plástica é cirurgião e não fotógrafo certo? Quando ouvimos esta frase, é como se o fotógrafo fosse o culpado pela pessoa não ter se gostado na foto. Que culpa tem o fotógrafo se você saiu descabelada (o), de olho fechado, com o sorriso torto, etc? Está no seu direito de não gostar da foto, afinal é você que está ali, mas isto não te da o direito de reclamar DO fotógrafo. Não gostou? Peça educadamente para tirar outra foto, mas não olhe para o fotógrafo com cara de que está achando ele o maior burro por não saber fotografar “a sua beleza”.


5- Deixa eu tirar umas fotos com a sua câmera?

Nas festas, amigos, ou pessoas estranhas já pediram pra usar a sua câmera? Ah se eles soubessem o quanto o fotógrafo preza pela sua ferramenta de trabalho, e que dela ele tira o seu sustento. Pessoal, a câmera de um fotógrafo é algo como sua esposa ou marido, namorado (a) (talvez esse não seja um bom exemplo =P) ela é só dele, e só ele pode usar, então saiba, que pedir emprestado um equipamento que custa caro não seja a melhor opção. Um amigo fotógrafo disse que um convidado de um casamento estava enchendo a sua paciência para tirar fotos com a sua câmera, e ele tentou explicar que era um equipamento caro, e que não seria possível o cidadão fotografar. O convidado indignado jogou na cara do fotógrafo que se ele quisesse poderia comprar 10 câmeras se ele quebrasse, então, o fotógrafo sabiamente questionou o convidado: Se o Sr quebrar a minha câmera hoje, no mesmo instante o Sr teria pelo menos UMA das DEZ pra me arrumar para que eu possa terminar de fotografar o casamento? Lembre-se, a câmera é uma ferramenta de trabalho e não um TecPix descartável.