Hoje vamos conversar um pouco sobre as partes básicas que todas as câmeras fotográficas Reflex sejam analógicas ou digitais possuem. Conhecê-los e saber suas funções e funcionamento básico pode ajudar você a dominar seu equipamento e, por consequência, melhorar a qualidade de suas fotos. Para isso vamos observar o caminho da luz dentro do equipamento e ver as principais partes dele.
Em todas as câmeras a luz entra pela objetiva, nosso primeiro objeto de estudo, que é um conjunto de lentes que servem para orientar os raios luminosos de maneira controlada para que esses atinjam o sensor ou filme fotográfico formando a imagem. É ainda dentro da objetiva que esta o diafragma e é essa peça a responsável por regular a quantidade de luz que entra na câmera.
Após passar pelo obturador ha dois caminhos distintos que a luz pode tomar, dependendo da operação que a câmera está fazendo. No primeiro momento em que o fotografo esta se preparando para realizar o disparo a luz que entrou pela objetiva e passou pelo diafragma bate num espelho e é direcionada ao pentamirror ou pentaprisma, dependendo da tecnologia da câmera. Essa peça tem por função rebater os raios luminosos para que ele não chegue ao visor da câmera invertido como ocorreria se fossem apenas espelhos. Veja o desenho acima
Note que se não passasse pelo pentamirror os raios chegariam ao visor de ponta cabeça. Logo após passar por ele, finalmente a luz chega ao visor para o fotografo poder enquadrar e fazer o foco.
No momento do disparo o espelho atrás da objetiva se levanta, o diafragma se fecha para a abertura regulada, e a luz atinge o obturador. Essa peça tem a função de proteger o filme ou sensor da exposição e se abre pelo tempo programado pelo fotografo. Então durante o tempo de abertura do obturador a luz sensibiliza o sensor ou filme, registrando a imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário