terça-feira, 12 de junho de 2012

Técnica: Fotografia Noturna


Foto: Viviane Moraes


Paisagens noturnas são para muitos, encantadoras. Registrar uma paisagem durante a noite pode ser um desafio, mas sabendo as técnicas é possível conseguir um resultado muito bonito.
- Dicas:


1- Utilizar um tripé: Manterá a câmera firme durante toda a exposição deixando a imagem nítida.


2- Controle remoto ou timer: Mesmo que a sua câmera esteja firme e forte em cima de um tripé, nada disso adianta se durante o apertar do obturador, você movê-la um pouquinho. A foto poderá ficar um pouco borrada, ainda que quase imperceptível.


3- Desligue o estabilizador de imagem: Sabe essa função de evitar tremidos da mão do fotógrafo? Ao fotografar no tripé, essa função fica confusa, pois a câmera já estará 100% imóvel. O resultado, com o estabilizador ligado, pode ser justamente o oposto.



4- Pequenas aberturas e foco infinito: a pequena abertura dá um efeito muito bacana. Além da profundidade de campo aumentar, os pontos de luz na foto parecem "estrelinhas".


5- ISO baixo e longa exposição: Se sua câmera está paradinha, não existe nenhum motivo para que essa exposição tenha que ser rápida. Então, não há nenhum motivo para aumentarmos o ISO, evitando assim o ruído digital.


6- Modo de exposição MANUAL: No caso da fotografia noturna, a sua câmera não é tão inteligente assim, para saber o que você pretende registrar. O mais provável é que ela dispare o flash, aumente o ISO e consiga um resultado que certamente não é o que você espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário