sábado, 12 de maio de 2012

Fotografia de Natureza


Uma boa fotografia de natureza não esta somente relacionada à técnica, mas principalmente a arte.  O fotógrafo deve estar com o espirito livre, longe das preocupações que a cidade lhe traz, entrando em equilíbrio com a natureza que o cerca. Desconectado, a chance de conseguir uma boa fotografia é maior.
Abaixo seguem algumas dicas, que são fundamentais pra um bom fotografo de natureza:
Busca de Informação: Antes de sair a campo, estude sobre o ambiente que irá fotografar. Tome conhecimento sobre o relevo, vegetação, animais que habitam o local e o regime das chuvas.  Vá com tempo de conversar com os moradores, não deixe de pedir dicas a eles, pois eles lhe darão informações sobre as belezas da região, os locais onde é mais fácil encontrar os animais, e até mesmo precauções que se devem tomar.
Chegue cedo, observe e tenha paciência: Não se afobe ao identificar uma bela paisagem. Observe as cores, as texturas, luz e sombras.  Escolha com critério os elementos que irão compor a sua foto, para que ela não seja confusa e com excesso de informação. Use a regra dos terços. Espere a luz chegar ao ponto certo, Um dos melhores horários para se fotografar paisagem é o nascer e por do sol (Golden Hour), durante estes dois períodos do dia o sol está posicionado num ângulo baixo, a luz rasante e dourada cria longas sombras horizontais que dará profundidade ás imagens, e as texturas dos elementos são reveladas. Explore vários ângulos, use todas as objetivas que dispuser, as objetivas grande angulares, são as preferidas pelos fotógrafos de paisagem pois apresentam um grande campo de visão e oferecem ao fotógrafo perspectivas de visão únicas. Use todo o seu conhecimento técnico.

Você irá precisar:
Tripé-
Utilize valores de ISO baixo (exº ISO 100,  para se obter o menor ruido possivel) conjugados com aberturas pequenas (exº f/22, para se obter a maior profundidade de campo). Como os ISO’s baixos são pouco sensíveis à luz e uma abertura pequena significa que o diafragma da objetiva está mais fechado, então será necessário um tempo de exposição mais longo para a fotografia ficar exposta corretamente. Nesse sentido, um tripé robusto é uma ferramenta essencial para nos garantir que a câmera ficará completamente estática durante a exposição.

 
Bolha de Nível Dupla-
Este é um dos acessórios mais importantes para o fotógrafo de Paisagem Natural. A bolha de nível dupla encaixa-se na sapata do flash, garantindo horizontes direitos na horizontal e vertical.
http://www.fotografia-dg.com/imagens-wp/2010/04/2.jpg 
Cabo Disparador-
Outro acessório essencial e que deverá ser utilizado junto com o tripé, é o cabo disparador, que permite acionar o obturador sem termos contato direto com a câmara através das nossas mãos. Nesse sentido as fotografias não ficam tremidas sempre que é necessário um tempo de exposição longo.  Na ausência deste acessório, utilizeo temporizador da sua câmera para evitar a trepidação causada pelo contato manual com a câmara, mas não abra mão de ter um cabo disparador a disposição.
http://www.fotografia-dg.com/imagens-wp/2010/04/3.jpg
MirrorLock-Up-
Usando o tripé e cabo disparador,  podemos reduzir ainda mais a hipótese de trepidações indesejadas usando o mirrorlock-up. Depois de selecionada esta opção na nossa câmara, e após premir o obturador o espelho é recolhido. Depois disso se olharmos pelo visor da câmera ira aparecer tudo escuro, pois o espelho já foi recolhido e não reflete a imagem para o visor. Por isso é essencial que o enquadramento já tenha sido escolhido, depois só teremos de premir novamente o obturador para acionar as cortinas e a luz impressionar o sensor. È uma funcionalidade bastante vantajosa com o uso de teles ou em situações de longas exposições para que se obtenham imagens com a maior nitidez possível.



 


Filtros- 
Filtro Polarizador Circular:
Elimina reflexos de superfícies não metálicas proporcionando cores mais intensas e maior contraste. É utilizado para acentuar o azul do céu, intensificar as cores da vegetação e revelar elementos que se encontram debaixo de água.



FIltro de Densidade Neutra
Filtro cinzento igualmente opaco a todas as cores do espectro e que, portanto, não afeta as cores finais da imagem. Utilizado quando se pretende aumentar o tempo de exposição e captar o movimento da água ou nuvens.

Filtro Graduado de Densidade Neutra
Serve para equilibrar as diferenças de luz existentes entre o que está acima e abaixo da linha do horizonte, uma vez que por norma existe sempre mais luz no céu. Na parte superior o filtro é cinzento e opaco enquanto que na parte inferior é totalmente transparente.


Importante:Respeite o ambiente em que se encontra, faça silencio, escute todos os barulhos observe os movimentos, a direção do vento, os cheiros! Esteja em harmonia!  E ao ir embora, certifique-se de que não deixou nada para traz!
Boas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário