terça-feira, 10 de abril de 2012

Técnicas básicas.

Fotografia significa fazer escolhas conscientes;  não há um modo único de se tirar uma fotografia. Podemos dizer que quase toda a  fotografia, tal como é vista pela primeira vez, seja uma paisagem, um grupo de pessoas, uma natureza-morta ou um monumento histórico, pode ser aprimorada pela  procura de uma posição diferente da câmera, uma combinação mais adequada de abertura  do  diafragma e velocidade do obturador ou por uma escolha diferente de objetiva.  Por esse motivo é que devemos saber usar adequadamente os componentes da câmera.
As câmeras das mais sofisticadas às mais básicas, possuem quatro componentes comuns: Uma objetiva, uma abertura, um obturador e um visor. 

Exposição correta.
Três fatores determinam a exposição: a sensibilidade à luz, indicada pelo n°ISO; O tamanho da abertura do diafragma (calibrada em números f ); e o tempo do obturador (calibrado em fração de segundo).


Abertura:




Obturador:

A velocidade do obturador, é controlada por uma marcador que assinala as frações de segundo. Uma sequencia típica é: 8,15,30,60,125,250,500,1000.
Esses números significam a fração de tempo em que o obturador permanecerá aberto permitindo que a luz entre na câmera.





                                               http://www.flickr.com/photos/freakyman/281409654/


ISO:  

O numero ISO (sigla de international Standards Organization) indica a sensibilidade à luz do sensor da câmera. É representado por números, (100, 200, 400, 800...)
Quanto menor o numero do ISO, menor é a sua sensibilidade à luz, indicado para dias ensolarados com muita claridade. 

Trabalhar esses três componentes, é o caminho certo para o controle da luz e um bom resultado em sua fotografia.




Referencia: Guia completo de fotografia/ John Hedgecoe.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Partes da Câmera...


Hoje vamos conversar um pouco sobre as partes básicas que todas as câmeras fotográficas Reflex sejam analógicas ou digitais possuem. Conhecê-los e saber suas funções e funcionamento básico pode ajudar você a dominar seu equipamento e, por consequência, melhorar a qualidade de suas fotos. Para isso vamos observar o caminho da luz dentro do equipamento e ver as principais partes dele.
Em todas as câmeras a luz entra pela objetiva, nosso primeiro objeto de estudo, que é um conjunto de lentes que servem para orientar os raios luminosos de maneira controlada para que esses atinjam o sensor ou filme fotográfico formando a imagem. É ainda dentro da objetiva que esta o diafragma e é essa peça a responsável por regular a quantidade de luz que entra na câmera.
Após passar pelo obturador ha dois caminhos distintos que a luz pode tomar, dependendo da operação que a câmera está fazendo. No primeiro momento em que o fotografo esta se preparando para realizar o disparo a luz que entrou pela objetiva e passou pelo diafragma bate num espelho e é direcionada ao pentamirror ou pentaprisma, dependendo da tecnologia da câmera. Essa peça tem por função rebater os raios luminosos para que ele não chegue ao visor da câmera invertido como ocorreria se fossem apenas espelhos. Veja o desenho acima
Note que se não passasse pelo pentamirror os raios chegariam ao visor de ponta cabeça. Logo após passar por ele, finalmente a luz chega ao visor para o fotografo poder enquadrar e fazer o foco.
No momento do disparo o espelho atrás da objetiva se levanta, o diafragma se fecha para a abertura regulada, e a luz atinge o obturador. Essa peça tem a função de proteger o filme ou sensor da exposição e se abre pelo tempo programado pelo fotografo. Então durante o tempo de abertura do obturador a luz sensibiliza o sensor ou filme, registrando a imagem.