
sábado, 12 de maio de 2012
Fotografia de Natureza

sexta-feira, 11 de maio de 2012
Biografia/Clarissa
Primeiro é o famoso JR Duran com suas poses clássicas e enquadramentos igualitários para todas as modelos, luz boa, nada a declarar de artístico ou fantástico.
www.jrduran.com.br
Segundo um fotógrafo que saiu das revistas de tititi, caras etc e virou fotógrafo oficial do tal Paparazzo, vinculado a rede globo. Usa uma luz bem definida e quente...me agrada mais!
www.marcosserralima.com
Terceiro, e como ponto de referência a melhor ao meu ponto de vista, que apenas trabalha com a essência da sensualidade feminina, uma visão apurada e verdadeira sobre o que é ser mulher e relatar isso numa foto sem deixá-la um produto, não é a toa que ela já se tranformou num ícone para revistas famosas como VIP, Trip, Playboy, etc e esteve recentemente no programa do Jô.
www.autumnsonnichsen.com
Duran Duran, fique de olho!!
quinta-feira, 10 de maio de 2012
O lado engraçado da profissão.
A profissão de fotógrafo tem um certo glamour, as pessoas admiram ver aquelas câmeras, com objetivas gigantescas. Não imaginam os apuros que o profissional passa.
Muitas vezes, o fotógrafo tem que submeter-se à situações engraçadas e desconfortantes para adquirir um bom ângulo e uma boa composição da imagem.
Essa frase é simplesmente clássica! Quem nunca ouviu um tiozão dizendo esta celebre frase? Como se o equipamento fosse o único responsável pela obra prima que você criou. Muitos amigos fotógrafos falam que equipamento não é tudo, e realmente acredito que não seja TUDO, mas é uma boa parte, se fosse assim, porque comprar Mark II e D700? A questão é: não adianta ter uma Ferrari e não saber usá-la, certo? Mas voltando a frase do tiozão, o que fazer com relação a esta situação além de rir? Já ouvi casos de amigos que deram a câmera para o tiozão fazer uma foto e levaram na esportiva, em outros casos, o fotógrafo perguntou ao tiozão, porque então, ele não era fotógrafo se era tão fácil? Uma coisa é certa, o equipamento NUNCA fez o fotógrafo e nem NUNCA fará, mas a pecinha que está atrás do botão é quem manda.
Meus amigos, quem faz plástica é cirurgião e não fotógrafo certo? Quando ouvimos esta frase, é como se o fotógrafo fosse o culpado pela pessoa não ter se gostado na foto. Que culpa tem o fotógrafo se você saiu descabelada (o), de olho fechado, com o sorriso torto, etc? Está no seu direito de não gostar da foto, afinal é você que está ali, mas isto não te da o direito de reclamar DO fotógrafo. Não gostou? Peça educadamente para tirar outra foto, mas não olhe para o fotógrafo com cara de que está achando ele o maior burro por não saber fotografar “a sua beleza”.
Nas festas, amigos, ou pessoas estranhas já pediram pra usar a sua câmera? Ah se eles soubessem o quanto o fotógrafo preza pela sua ferramenta de trabalho, e que dela ele tira o seu sustento. Pessoal, a câmera de um fotógrafo é algo como sua esposa ou marido, namorado (a) (talvez esse não seja um bom exemplo =P) ela é só dele, e só ele pode usar, então saiba, que pedir emprestado um equipamento que custa caro não seja a melhor opção. Um amigo fotógrafo disse que um convidado de um casamento estava enchendo a sua paciência para tirar fotos com a sua câmera, e ele tentou explicar que era um equipamento caro, e que não seria possível o cidadão fotografar. O convidado indignado jogou na cara do fotógrafo que se ele quisesse poderia comprar 10 câmeras se ele quebrasse, então, o fotógrafo sabiamente questionou o convidado: Se o Sr quebrar a minha câmera hoje, no mesmo instante o Sr teria pelo menos UMA das DEZ pra me arrumar para que eu possa terminar de fotografar o casamento? Lembre-se, a câmera é uma ferramenta de trabalho e não um TecPix descartável.
quarta-feira, 9 de maio de 2012
A renascença trouxe para a pintura elementos que buscavam um efeito realístico, utilizando os recursos técnicos disponíveis para que a representação estivesse o mais “real” possível. Mas a verdadeira pergunta é: A fotografia herdou essa necessidade de transpor a realidade em três dimensões e munida de movimento para um quadro estático em das dimensões?
Alem de fotografia dilata a visão natural e desenvolve outro tipo de visão: a visão fotográfica, munida de um simbolismo próprio e uma estética peculiar. Ela não necessariamente é realista, pode muita das vezes ser surrealista retratando de maneira fiel a realidade, mas dando uma interpretação totalmente distinta. Existe muita subjetividade na fotografia, ela pode mentir ou distorcer a verdade de maneira proposital para fornecer um prazer estético que o simples retrato da realidade não proporcionaria.
Para essa transmutação consciente do “real” para algo “belo”, no sentido artístico da palavra, é necessário um olhar apurado alem de um conhecimento técnico e equipamentos capazes de suprir essa necessidade. A utilização das diferentes “linguagens fotográficas” ajuda o fotografo nessa difícil missão. Utilizando os elementos descritos nos artigos de nossas Colaboradoras Viviane Moraes, Simone Dreves e Clarissa com certeza tornar-se-á mais fácil. A pesquisa e conhecimento do trabalho de fotógrafos de referencia, entre eles Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Boris Kossoy e Richard Avedon, a observação de obras artísticas como a pintura, escultura e até mesmo a arquitetura, junto com a pratica e o experimentalismo podem ajudar desenvolver uma linguagem única.
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Equipamento: Nikon vs Canon

Se a fotografia fosse uma religião, esta seria uma guerra santa. Há fanáticos dos dois lados, defendem a sua máquina até o último pixel, fãs que não trocam a sua máquina por nada deste mundo. Mas também há quem diga que esta rivalidade faz tanto sentido como comparar maças a laranjas e que os dois gigantes precisam um do outro para evoluir tecnologicamente e dividir o mercado.
Nikon e Canon, as duas principais fabricantes de câmeras fotográficas, crescem com uma batalha tecnológica, numa corrida por inovações, por mais megapixels, maior ISO e menor ruído, melhor resolução e assim por diante para todo o sempre.
Em relação a qualidade, as duas marcas não são diferentes, não. Uma é tão boa quanto a outra, as diferenças são tão sutis que não há como distinguir uma foto tirada por uma Nikon de uma pela Canon.
Saiba quais são suas necessidades e pesquise também o que está dentro da sua faixa de preço, o que você pode e quer pagar. De nada adianta uma super câmera, a melhor e mais cara se não souber usa-la. E usar não significa apertar alguns botões, vai muito além disso...
O que acha de uma batalha onde máquinas fotográficas atiram, flashes viram granadas e a grande vilã Nikon, usa uma mocinha como refém?
Acompanhe a seguir uma divertida "guerra" escrita por Thiago Gomes.
sábado, 5 de maio de 2012
Visão 360/ Clarissa
Dotado de criatividade, fica uma excelente dica beeemmm 360!!
http://hakanphotography.com/fashion.htm
sexta-feira, 4 de maio de 2012
Richard Avedon.
Com um trabalho inovador e criativo para sua época, Richard Avedon, foi um dos maiores nomes da fotografia americana.
Nasceu em Nova Iorque, 15 de Maio de 1923 e faleceu aos 81 anos na San Antonio em 2004. Quando Richard Avedon faleceu o New York Times publicou que a sua obra ajudou a definir o estilo americano da segunda metade do século XX.
Estudou filosofia, na universidade de Columbia, em 1941 tornou-se Co-editor da revista The Magpie. entre 1942 e 1944 serviu ao exército e em 1945 passou a ser fotógrafo da Harper's Bazaar, e até ao fim da década fotografou também para a Theatre Arts e para a revista Vogue.
Em 1957 trabalhou na fotografia e foi consultor visual do filme "Funny Face" de Stanley Donen, nomeado para 4 Oscar’s da Academia de Hollwood, e com Audrey Hepburn e Fred Astaire nos principais. Esta colaboração não foi casual, pois o filme é baseado na carreira de Avedon e a personagem de Fred Astaire e inspirada diretamente no fotógrafo nova-iorquino.
Sua obra incluía dois outros segmentos que apareceram nos seis grandes livros que publicou, e em exposições nos mais importantes museus americanos. Eram os retratos de celebridades e anônimos, e as grandes reportagens sobre temas tão diversos quanto a queda do Muro de Berlim e um asilo de loucos.










.jpg)














