sábado, 12 de maio de 2012

Fotografia de Natureza


Uma boa fotografia de natureza não esta somente relacionada à técnica, mas principalmente a arte.  O fotógrafo deve estar com o espirito livre, longe das preocupações que a cidade lhe traz, entrando em equilíbrio com a natureza que o cerca. Desconectado, a chance de conseguir uma boa fotografia é maior.
Abaixo seguem algumas dicas, que são fundamentais pra um bom fotografo de natureza:
Busca de Informação: Antes de sair a campo, estude sobre o ambiente que irá fotografar. Tome conhecimento sobre o relevo, vegetação, animais que habitam o local e o regime das chuvas.  Vá com tempo de conversar com os moradores, não deixe de pedir dicas a eles, pois eles lhe darão informações sobre as belezas da região, os locais onde é mais fácil encontrar os animais, e até mesmo precauções que se devem tomar.
Chegue cedo, observe e tenha paciência: Não se afobe ao identificar uma bela paisagem. Observe as cores, as texturas, luz e sombras.  Escolha com critério os elementos que irão compor a sua foto, para que ela não seja confusa e com excesso de informação. Use a regra dos terços. Espere a luz chegar ao ponto certo, Um dos melhores horários para se fotografar paisagem é o nascer e por do sol (Golden Hour), durante estes dois períodos do dia o sol está posicionado num ângulo baixo, a luz rasante e dourada cria longas sombras horizontais que dará profundidade ás imagens, e as texturas dos elementos são reveladas. Explore vários ângulos, use todas as objetivas que dispuser, as objetivas grande angulares, são as preferidas pelos fotógrafos de paisagem pois apresentam um grande campo de visão e oferecem ao fotógrafo perspectivas de visão únicas. Use todo o seu conhecimento técnico.

Você irá precisar:
Tripé-
Utilize valores de ISO baixo (exº ISO 100,  para se obter o menor ruido possivel) conjugados com aberturas pequenas (exº f/22, para se obter a maior profundidade de campo). Como os ISO’s baixos são pouco sensíveis à luz e uma abertura pequena significa que o diafragma da objetiva está mais fechado, então será necessário um tempo de exposição mais longo para a fotografia ficar exposta corretamente. Nesse sentido, um tripé robusto é uma ferramenta essencial para nos garantir que a câmera ficará completamente estática durante a exposição.

 
Bolha de Nível Dupla-
Este é um dos acessórios mais importantes para o fotógrafo de Paisagem Natural. A bolha de nível dupla encaixa-se na sapata do flash, garantindo horizontes direitos na horizontal e vertical.
http://www.fotografia-dg.com/imagens-wp/2010/04/2.jpg 
Cabo Disparador-
Outro acessório essencial e que deverá ser utilizado junto com o tripé, é o cabo disparador, que permite acionar o obturador sem termos contato direto com a câmara através das nossas mãos. Nesse sentido as fotografias não ficam tremidas sempre que é necessário um tempo de exposição longo.  Na ausência deste acessório, utilizeo temporizador da sua câmera para evitar a trepidação causada pelo contato manual com a câmara, mas não abra mão de ter um cabo disparador a disposição.
http://www.fotografia-dg.com/imagens-wp/2010/04/3.jpg
MirrorLock-Up-
Usando o tripé e cabo disparador,  podemos reduzir ainda mais a hipótese de trepidações indesejadas usando o mirrorlock-up. Depois de selecionada esta opção na nossa câmara, e após premir o obturador o espelho é recolhido. Depois disso se olharmos pelo visor da câmera ira aparecer tudo escuro, pois o espelho já foi recolhido e não reflete a imagem para o visor. Por isso é essencial que o enquadramento já tenha sido escolhido, depois só teremos de premir novamente o obturador para acionar as cortinas e a luz impressionar o sensor. È uma funcionalidade bastante vantajosa com o uso de teles ou em situações de longas exposições para que se obtenham imagens com a maior nitidez possível.



 


Filtros- 
Filtro Polarizador Circular:
Elimina reflexos de superfícies não metálicas proporcionando cores mais intensas e maior contraste. É utilizado para acentuar o azul do céu, intensificar as cores da vegetação e revelar elementos que se encontram debaixo de água.



FIltro de Densidade Neutra
Filtro cinzento igualmente opaco a todas as cores do espectro e que, portanto, não afeta as cores finais da imagem. Utilizado quando se pretende aumentar o tempo de exposição e captar o movimento da água ou nuvens.

Filtro Graduado de Densidade Neutra
Serve para equilibrar as diferenças de luz existentes entre o que está acima e abaixo da linha do horizonte, uma vez que por norma existe sempre mais luz no céu. Na parte superior o filtro é cinzento e opaco enquanto que na parte inferior é totalmente transparente.


Importante:Respeite o ambiente em que se encontra, faça silencio, escute todos os barulhos observe os movimentos, a direção do vento, os cheiros! Esteja em harmonia!  E ao ir embora, certifique-se de que não deixou nada para traz!
Boas fotos!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Biografia/Clarissa

Nada mais interessante que ter boas biografias, neste post faço uma amostra de três fotografos que envolveram-se no mundo da fotografia sensual.
Primeiro é o famoso JR Duran com suas poses clássicas e enquadramentos igualitários para todas as modelos, luz boa, nada a declarar de artístico ou fantástico.
www.jrduran.com.br


Segundo um fotógrafo que saiu das revistas de tititi, caras etc e virou fotógrafo oficial do tal Paparazzo, vinculado a rede globo. Usa uma luz bem definida e quente...me agrada mais!
www.marcosserralima.com


Terceiro, e como ponto de referência a melhor ao meu ponto de vista, que apenas trabalha com a essência da sensualidade feminina, uma visão apurada e verdadeira sobre o que é ser mulher e relatar isso numa foto sem deixá-la um produto, não é a toa que ela já se tranformou num ícone para revistas famosas como VIP, Trip, Playboy, etc e esteve recentemente no programa do Jô.
www.autumnsonnichsen.com


Duran Duran, fique de olho!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

O lado engraçado da profissão.



        A profissão de fotógrafo tem um certo glamour, as pessoas admiram ver aquelas câmeras, com objetivas gigantescas. Não imaginam os apuros que o profissional passa.
        Muitas vezes, o fotógrafo tem que submeter-se à situações engraçadas e desconfortantes para adquirir um bom ângulo e uma boa composição da imagem.


















E ainda para aqueles que tem clientes impacientes, ai vai a dica!



        Se você é fotógrafo, já deve ter ouvido algumas destas ilustres frases, e se você não é, esperamos que nunca tenha dito nenhuma destas frases, pois saiba que os fotógrafos podem até sorrir, mas por dentro eles querem mesmo é te matar.

 1- É só uma foto. Na frase: “Você só precisa tirar umas fotos, é pouca coisa” o que podemos entender? Que o preço que devemos cobrar tem que ser baixo, afinal, é pouca coisa. Seguinte meu (inha) amigo (a), independente do que o fotógrafo irá fotografar, a “pouca coisa” raramente é “pouca coisa”, então deixemos está frase de lado e vamos ao que interessa, não cabe ao cliente dizer se é muito ou pouco o que temos que fotografar, e sim, ao fotógrafo analisar e ver o que é preciso para se obter o melhor trabalho, o que pra mim é pouco pode ser muito para outro, e vice-versa certo? Então nada de dizer aos fotógrafos o quanto será fácil o trabalho, afinal, se fosse fácil, você mesmo faria.

2- Como pode ser tão caro, se você só precisa entregar o cd?
Não discuto aqui a estratégia que cada fotógrafo adota sobre entregar ou não um CD com as fotos em alta do seu trabalho. A questão é: O meu trabalho não está no CD, e sim na captura, na técnica, no conhecimento, nos estudos e workshops que são feitos para obter o conhecimento e o verdadeiro status de fotógrafo, falo status no sentido de “ser” e não do “ter”.

3-Também, com uma máquina desta, até eu tiro fotos boas
Essa frase é simplesmente clássica! Quem nunca ouviu um tiozão dizendo esta celebre frase? Como se o equipamento fosse o único responsável pela obra prima que você criou. Muitos amigos fotógrafos falam que equipamento não é tudo, e realmente acredito que não seja TUDO, mas é uma boa parte, se fosse assim, porque comprar Mark II e D700? A questão é: não adianta ter uma Ferrari e não saber usá-la, certo? Mas voltando a frase do tiozão, o que fazer com relação a esta situação além de rir? Já ouvi casos de amigos que deram a câmera para o tiozão fazer uma foto e levaram na esportiva, em outros casos, o fotógrafo perguntou ao tiozão, porque então, ele não era fotógrafo se era tão fácil? Uma coisa é certa, o equipamento NUNCA fez o fotógrafo e nem NUNCA fará, mas a pecinha que está atrás do botão é quem manda.

4-Ai! Não gostei, estou feio (a) tira outra
Meus amigos, quem faz plástica é cirurgião e não fotógrafo certo? Quando ouvimos esta frase, é como se o fotógrafo fosse o culpado pela pessoa não ter se gostado na foto. Que culpa tem o fotógrafo se você saiu descabelada (o), de olho fechado, com o sorriso torto, etc? Está no seu direito de não gostar da foto, afinal é você que está ali, mas isto não te da o direito de reclamar DO fotógrafo. Não gostou? Peça educadamente para tirar outra foto, mas não olhe para o fotógrafo com cara de que está achando ele o maior burro por não saber fotografar “a sua beleza”.


5- Deixa eu tirar umas fotos com a sua câmera?

Nas festas, amigos, ou pessoas estranhas já pediram pra usar a sua câmera? Ah se eles soubessem o quanto o fotógrafo preza pela sua ferramenta de trabalho, e que dela ele tira o seu sustento. Pessoal, a câmera de um fotógrafo é algo como sua esposa ou marido, namorado (a) (talvez esse não seja um bom exemplo =P) ela é só dele, e só ele pode usar, então saiba, que pedir emprestado um equipamento que custa caro não seja a melhor opção. Um amigo fotógrafo disse que um convidado de um casamento estava enchendo a sua paciência para tirar fotos com a sua câmera, e ele tentou explicar que era um equipamento caro, e que não seria possível o cidadão fotografar. O convidado indignado jogou na cara do fotógrafo que se ele quisesse poderia comprar 10 câmeras se ele quebrasse, então, o fotógrafo sabiamente questionou o convidado: Se o Sr quebrar a minha câmera hoje, no mesmo instante o Sr teria pelo menos UMA das DEZ pra me arrumar para que eu possa terminar de fotografar o casamento? Lembre-se, a câmera é uma ferramenta de trabalho e não um TecPix descartável.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A renascença trouxe para a pintura elementos que buscavam um efeito realístico, utilizando os recursos técnicos disponíveis para que a representação estivesse o mais “real” possível. Mas a verdadeira pergunta é: A fotografia herdou essa necessidade de transpor a realidade em três dimensões e munida de movimento para um quadro estático em das dimensões?

Alem de fotografia dilata a visão natural e desenvolve outro tipo de visão: a visão fotográfica, munida de um simbolismo próprio e uma estética peculiar. Ela não necessariamente é realista, pode muita das vezes ser surrealista retratando de maneira fiel a realidade, mas dando uma interpretação totalmente distinta. Existe muita subjetividade na fotografia, ela pode mentir ou distorcer a verdade de maneira proposital para fornecer um prazer estético que o simples retrato da realidade não proporcionaria.

Para essa transmutação consciente do “real” para algo “belo”, no sentido artístico da palavra, é necessário um olhar apurado alem de um conhecimento técnico e equipamentos capazes de suprir essa necessidade. A utilização das diferentes “linguagens fotográficas” ajuda o fotografo nessa difícil missão. Utilizando os elementos descritos nos artigos de nossas Colaboradoras Viviane Moraes, Simone Dreves e Clarissa com certeza tornar-se-á mais fácil. A pesquisa e conhecimento do trabalho de fotógrafos de referencia, entre eles Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado, Boris Kossoy e Richard Avedon, a observação de obras artísticas como a pintura, escultura e até mesmo a arquitetura, junto com a pratica e o experimentalismo podem ajudar desenvolver uma linguagem única.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Equipamento: Nikon vs Canon



  
 Se a fotografia fosse uma religião, esta seria uma guerra santa. Há fanáticos dos dois lados, defendem a sua máquina até o último pixel, fãs que não trocam a sua máquina por nada deste mundo. Mas também há quem diga que esta rivalidade faz tanto sentido como comparar maças a laranjas e que os dois gigantes precisam um do outro para evoluir tecnologicamente e dividir o mercado.
   Nikon e Canon, as duas principais fabricantes de câmeras fotográficas, crescem com uma batalha tecnológica, numa corrida por inovações, por mais megapixels, maior ISO e menor ruído, melhor resolução e assim por diante para todo o sempre.
   Em relação a qualidade, as duas marcas não são diferentes, não. Uma é tão boa quanto a outra, as diferenças são tão sutis que não há como distinguir uma foto tirada por uma Nikon de uma pela Canon.
   Saiba quais são suas necessidades e pesquise também o que está dentro da sua faixa de preço, o que você pode e quer pagar. De nada adianta uma super câmera, a melhor e mais cara se não souber usa-la. E usar não significa apertar alguns botões, vai muito além disso...

O que acha de uma batalha onde máquinas fotográficas atiram, flashes viram granadas e a grande vilã Nikon, usa uma mocinha como refém?
Acompanhe a seguir uma divertida "guerra" escrita por Thiago Gomes.




A guerra irá continuar. rs
O juiz dessa disputa é VOCÊ. A palavra final será sua!
Eu sou NIKON e você?

sábado, 5 de maio de 2012

Visão 360/ Clarissa

Para quem gosta de fotografia de moda este fotógrafo vai além, criativo e único suas fotos misturam o mundo imaginário, cores, e composições um tanto quanto ousadas, dentro de um cenário altamente rico e casual...sua cidade Hong Kong.
  Dotado de criatividade, fica uma excelente dica beeemmm 360!!



http://hakanphotography.com/fashion.htm

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Richard Avedon.


Conhecido pelos trabalhos que fez para revistas de moda, sua obra vai muito além: 
Mudou a cara da fotografia moderna.





         Com um trabalho inovador e criativo para sua época, Richard Avedon, foi um dos maiores nomes da fotografia americana.
         Nasceu em Nova Iorque, 15 de Maio de 1923 e faleceu aos 81 anos na San Antonio em 2004.  Quando Richard Avedon faleceu o New York Times publicou que a sua obra ajudou a definir o estilo americano da segunda metade do século XX.
        Estudou filosofia, na universidade de Columbia, em 1941 tornou-se Co-editor da revista The Magpie. entre 1942 e 1944 serviu ao exército e em 1945 passou a ser fotógrafo da Harper's Bazaar, e até ao fim da década fotografou também para a Theatre Arts e para a revista Vogue.
        Em 1957 trabalhou na fotografia e foi consultor visual do filme "Funny Face" de Stanley Donen, nomeado para 4 Oscar’s da Academia de Hollwood, e com Audrey Hepburn e Fred Astaire nos principais. Esta colaboração não foi casual, pois o filme é baseado na carreira de Avedon e a personagem de Fred Astaire e inspirada diretamente no fotógrafo nova-iorquino.




  
        Richard Avedon fotografou o ser humano em dimensões nunca antes registradas. Imagens planejadas – o fotógrafo gostava de desenhar as fotos antes de tirá-las – resultavam em ângulos e cortes inéditos.











        Sua obra incluía dois outros segmentos que apareceram nos seis grandes livros que publicou, e em exposições nos mais importantes museus americanos. Eram os retratos de celebridades e anônimos, e as grandes reportagens sobre temas tão diversos quanto a queda do Muro de Berlim e um asilo de loucos.






        Frase dita por Richard Avedon:  "Quando estou fazendo um retrato, acho até ofensivo usar uma iluminação sofisticada e abusar dos retoques. Acho que a própria pessoa pode expressar sua beleza. Se alguém está com a barba por fazer ou tem pequenas pintas no rosto, não quero esconder isso nem tentar fazê-lo ficar mais atraente".




        Com personagens estáticos nos retratos e explosões de movimento na moda e nas ruas, Richard Avedon mudou a cara da fotografia moderna.